sexta-feira, 29 de junho de 2012

Começando

Nossa, quanto tempo sem passar por aqui…
Nem sei o que contar para vocês nesse tempo todo distante do meu antigo blog, mas acho que na verdade essa idéia de contar sobre as minhas experiências encheu foi o saco de todo mundo e não deu ibope nenhum… Por isso decidi mudar de foco completamente e criar um outro blog (para a tristeza de vocês que terão que vê-lo no feed de notícias do facebook uma vez por semana... hehehehehehe)... rsrsrsrsrsrsr
Nesse meio tempo eu encontrei uma outra diversão…
Sempre fui super cuidadosa com as minhas unhas e sempre gostei de experimentar coisas diferentes. Várias vezes eu vi desenhos nas unhas (em filmes ou revistas) e achava que era impossível de fazer à mão livre, que deveria ser algum tipo de maquininha que fazia aquilo tudo (que bobinha eu… hehehehe)… morria de vontade de fazer mas achava que custaria caríssimo para fazer isso com uma manicure profissional (o que é verdade)!
Até que um dia (há alguns meses já) eu conheci o tal do Pinterest, um site que utiliza o conceito de quadro de recados em que as pessoas criam boards (quadros) para compartilhar o que elas gostam, desde paisagens e lugares incríveis para conhecer à tipos de decoração para casa e dicas de beleza. Nessa onda de pinning eu descobri que fazer arte nas unhas é possível mesmo para as lesmas-lerdas que nem eu! Digo lesma-lerda sem exagerar viu, pois levo em média 4 horas para fazer as unhas (isso porque me distraio com o computador e a televisão, senão acho que seria capaz de fazer em 2 horas, dependendo do estilo, lógico)… minha irmã é que tira o maior sarro com a minha cara porque eu demoro horas e ela faz as unhas dela em apenas uma hora (mas ela faz o básico né, uma única cor)!!!



Aí eu fiquei tão embasbacada, tão apaixonada que pensei: ‘se os outros conseguem, eu também consigo!’ e decidi me lançar nessa aventura de fazer arte nas unhas. Encontrei vários blogs excelentes: americanos (elas são fanáticas com isso!), franceses, ingleses, japoneses, e até brasileiros… tem para todos os gostos! Lógico que o que as blogueiras sempre enfatizam é que ninguém nasce sabendo e que para atingir um nível de domínio e agilidade nos tipos de arte é preciso paciência e muita prática.
Comecei pelos mais simples, tipo pintar de uma cor só e colar um adesivo ou outro por cima, e me dei conta que para fazer arte mesmo, tenho que ter os materiais adequados, pois apenas com o pincel do esmalte e o palitinho de laranjeira não dá certo viu??!! Daí num desses blogs eu achei todas as dicas dos melhores materiais; foi até no meu preferido Adventures in Acetone, que ela mostra o kit de 15 pincéis, as dotting tools (tipo canetas com pontas arredondadas) para fazer os pontos e gotas; stripping tape (fita adesiva colorida própria para as unhas), etc…
Procurei esses materiais aqui por Bruxelas mas não consegui achar quase nada. A moda aqui agora são as unhas falsas em gel; que eu acho horrorosas pois dá para perceber perfeitamente que são fake e ainda por cima o gel enfraquece e danifica as unhas. Só achei material específico para gel, e mesmo assim tive que ir em uma loja especializada, pois nas lojas de cosméticos ordinárias as vendedoras não têm a menor idéia do que sejam essas coisas todas.
Daí eu resolvi procurar no eBay da Holanda, pois eles têm praticamente tudo, esses holandeses danados… e achei né, lógico! O problema é que os franceses (com toda a prepotência que lhes cabe) decidiram proibir a venda de produtos cosméticos na França, na Bélgica e na Holanda, via sites que não sejam distribuidores de cosméticos autorizados (tipo Yves Rocher, Chanel, Sephora, etc) e por isso não consegui comprar nada ainda. (sentiram o poder dos franceses né?? Proibir fora do território deles)… Mas acho que vou mesmo é comprar tudo isso nos EUA em setembro… muito mais fácil de achar e mais barato também.
Enfim, nessa onda de nail art, eu já me joguei em quatro estilos:
Pontinhos
Super simples mas exige paciência. Para começar aplique a base (imprescindível para proteger as unhas contra as químicas fortes dos esmaltes). Em seguida, duas camadas de rosa de sua escolha. Depois de secar bem, com um palito de dente fiz os primeiros pontinhos com o azul da coleção Dogs da Risqué (Chow Chow) e os segundos com o roxo clássico da Risqué (Obsessão). Depois é só esperar um pouco para secar e passar a topcoat (esmalte de cobertura, tipo uma base mas específico para ajudar a secar o esmalte mais rápido – a Colorama tem um excelente!). Se passar a top coat com os pontinhos ainda molhados, eles borram sobre o rosa!

Náutico
Esse é chatinho de fazer, pois para uma lesma-lerda como eu leva um dia inteiro, mas ficou super legal para uma primeira tentativa!
Primeiro passei uma base (lógico né?!, é importante proteger as unhas), em seguida pintei duas camadas de azul marinho da 2B Cosmetics (Cosmic NV); depois de secar bem eu coloquei as linhas brancas. Para fazer as linhas brancas eu achei uma super idéia em um desses blogs, mas trabalhosa: pintar um pedaço de fita durex, deixar secar um pouquinho para não fazer bagunça na tesoura mas não muito para não enrijecer a fita, e cortar em linhas (em espessura o mais iguais possíveis). Depois é só deixar secar. Por último fiz os coraçõezinhos… esses sem-vergonhas são difíceis viu: com um palito de dente coloque uma gota de cada lado (na horizontal), não muito longe uma da outra (tudo dependerá do tamanho que você quer fazê-los), ligue uma à outra formando um triângulo para baixo. É a forma mais fácil de fazer os corações. Depois de bem seco, não esqueçam de passar a topcoat . É difícil no começo, mas como tudo na vida, a prática leva à perfeição.
Ainda não me aventurei a fazer esse estilo de novo pois acho que com as stripping tapes será muito mais fácil, pois não precisarei pintar as linhas e elas serão todas retinhas e do mesmo tamanho e espessura. De qualquer forma, se vocês quiserem ver o passo a passo podem achá-lo aqui.

Acentuada com Nuvem

No mesmo esquema: base, duas camadas do azul/verde-água da Rimmel London (825 Sky High) para as quatro unhas de cada mão. Para a unha acentuada usei um rosa choque cremoso da coleção da Ana Hickmann (Praia do Rosa), mas qualquer outro rosa que vocês gostem servirá, lógico. Depois de bem seco peguei um azul claro da coleção Dogs da Risqué (Chow Chow) e comecei a fazer as nuvens: logo abaixo da meia-lua da unha, no canto direito, eu dei a primeira pincelada (sem exagerar na quantidade do esmalte para não fazer bagunça, se ficar muito clara é só passar uma outra pincelada por cima); a segunda pincelada um pouco mais abaixo da primeira e a terceira pincelada mais abaixo ainda. Eu queria um efeito diferente entre os dois tons de azul, na verdade a cor que eu queria era verde menta (como esse da foto), mas como eu ainda não a tinha fiz com um tom de azul mais claro. Para a última parte da nuvem usei o azul um pouco mais escuro, também da Rimmel London (840 Blue Eyed Girl), e a forma de fazer é a mesma: três pinceladas em três níveis diferentes. Depois de bem seco, não esqueçam da topcoat! Acho até que para a primeira tentativa ficou decente, não? O que vocês acham?


Crackle Dourado
Esse é o mais fácil de todos pois é o esmalte que faz tudo sozinho. É o tipo de esmalte que racha por cima do outro.
Usei duas camadas do rosa choque da coleção Penelope Charmosa da Risqué (Penelope Charmosa), depois de secar bem, passei o crackler dourado por cima. O truque com esses esmaltes que racham é passar uma camada bem fina para que ele rache em várias partes pequenas e dê o toque especial. Se a camada for muito grossa ele não racha direito (como vocês podem ver no dedão). Depois de passar a topcoat eu achei super esquisito, mas apenas alguns minutos e eu já tinha me acostumado com o estilo, e achei super legal!
Uma das coisas que me leva à loucura nesses blogs que encontrei é que as meninas trocam de esmalte praticamente todos os dias. Mas para pessoas que têm uma vida agitada (como eu e muitas outras) é impossível trocar de esmalte todos os dias, porque por mais rápida que você seja, dependendo do tipo de arte, vai levar ao menos 3 horas para fazer tudo… e eu não tenho 3 horas por dia todos os dias para fazer unhas… tenho mais o que fazer né??!!
Por isso não me desespero… não tenho pressa mesmo!!! Domingo é o meu jour de beauté (dia de beleza)… e é nesse dia que eu me dedico à semana seguinte. 
Eu publicarei um post por semana, com a arte escolhida... e como já prometi à uma amiga, assim que eu estiver craque no assunto (não tanto quanto essas especialistas nas quais eu me inspiro, mas o suficiente para fazer melhor do que faço agora e bem mais rápido), farei arte nas unhas das minhas amigas (que quiserem, lógico). Caso vocês queiram consultar os blogs que eu consulto (que são as especialistas mesmo), vocês podem encontrá-los no canto direito, na minha lista de blogs. Os meus preferidos são mesmo Adventures in Acetone (em inglês) e o Pshiiit (em francês)!